Dicas:Pneumologia
A pneumologista da Sonnar, doutora Vanessa Khouri concedeu entrevista ao site Vitória da Conquista sobre doenças respiratórias. Confira as dicas dadas por ela.
A pneumologista da Sonnar, doutora Vanessa Khouri concedeu entrevista ao site Vitória da Conquista sobre doenças respiratórias. Confira as dicas dadas por ela.
Com a chegada do inverno e as quedas de temperatura, chegam também aquelas indesejadas tosses, espirros, e doenças típicas dessa época do ano. São as chamadas doenças de inverno: gripes, resfriados, rinite, asma, bronquite, infecções respiratórias, que aparecem com mais frequência nos meses mais frios do ano devido à soma da baixa temperatura com a baixa umidade do ar.
O Site da Cidade conversou com a pneumologista, Drª Vanessa Khouri, que deu dicas para a prevenção e cuidado dessas doenças:
Site VC: Quais são as principais doenças de inverno?
Drª Vanessa Khouri: As doenças mais comuns do inverno são todas as que existem no verão, só que com uma frequência maior, como as pneumonias, gripes, resfriados, sinusites, tuberculose, amidalite, bronquite, rinite e otite. Nessa época do ano, as asmas descompensam e as enfisemas também. A incidência de doenças respiratórias é bem maior.
Site VC: Quais as dicas e recomendações para que as pessoas se previnam contra essas doenças?
Drª Vanessa Khouri: Cada doença tem uma recomendação específica.
Quando falamos das doenças infecciosas, o método preventivo é evitar aglomeração, ambientes sem ventilação, ambientes muito úmidos ou empoeirados, casas fechadas por muito tempo, roupas guardadas, que têm muito ácaro. As pessoas costumam viajar nessa época, e vão para casas que estavam fechadas, usam cobertas que estavam guardadas, sem lavar e sem tomar sol. Tudo isso prejudica muito.
Evitar choques de temperatura também é importante: se o dia está muito quente, e você toma algo muito gelado, isso pode causar uma sensibilidade na via respiratória. Evitar também o contato com pessoas que estão gripadas. Se for espirrar, coloque o lenço e não a mão, lave as mãos depois de espirrar ou tossir. Na verdade, são mediads de higiene básica, que precisamos ter todos os dias, no inverno, mais ainda, pois ficamos mais suscetíveis às infecções.
Quando falamos das doenças alérgicas, as rinites e asma, o método de controle é uma higiene ambiental. No inverno a alergia fica mais atacada, então é importante que as pessoas mantenham limpas as roupas de cama, principalmente cobertas e edredons, evite lugares pouco arejados, evite fumar ou conviver com fumantes, secar sempre as roupas no sol.
Além de tudo isso, fazer exercícios físicos é fundamental para todos, e beber muito líquido.
Site VC: O clima em Conquista é bastante instável, temos dias em que a temperatura varia muito. Essa característica da nossa cidade acaba deixando as pessoas mais vulneráveis a essas doenças?
Drª Vanessa Khouri: Ficamos mais frágeis, sim. Aqui em Conquista acordamos com um clima frio e úmido, depois fica quente e seco, e quando a noite chega, volta a ficar frio e úmido. O organismo com certeza sente essa variação e fica fragilizado. Quando o organismo fica assim, é só você entrar num lugar contaminado ou entrar em contato com alguém que esteja doente, que você acaba adoecendo também. Por isso é preciso se cuidar!
Cuide da sua saúde e fique atento às dicas, para que você possa curtir o friozinho da nossa cidade sem adoecer.
Fonte: Site Vitória da Conquista - Por Laís Vinhas
Comentários