Zika - tema de palestra na Uesb
Ginecologista/Obstetra e Ultrassonografista da Sonnar, Clodoaldo Cadete, ministra palestra no Dia D Uesb: conscientização e combate ao Aedes Aegypti
Ginecologista/Obstetra e Ultrassonografista da Sonnar, Clodoaldo Cadete, ministra palestra no Dia D Uesb: conscientização e combate ao Aedes Aegypti
Foi realizado no dia 24 de fevereiro o Dia D Uesb: conscientização e combate ao Aedes Aegypti. O ginecologista/obstetra e ultrassonografista Clodoaldo Cadete esteve presente no evento, ministrando uma palestra sobre Zika Vírus e Gestação. Leia um pouco sobre o que foi exposto pelo médico:
Como a Zika atinge o bebê na gestação: A zika penetra no organismo da mulher, através da picada do mosquito aedes aegypti. O vírus consegue ultrapassar a placenta (que é uma barreira de proteção para o bebê) e cai na corrente sanguínea, pelo cordão umbilical, tendo predileção por destruir os neurônios ou as células do cérebro do bebê. E está se estudando como essa invasão acontece.
Como ocorre a microcefalia? As células do bebê vão se desenvolvendo e a cabeça e osso crescendo, até chegar aos 34 centímetros no nono mês, mais ou menos. Entretanto, o vírus da zika faz o cérebro parar de crescer e a cabeça, consequentemente neste local, não consegue crescer, aí está instalada a microcefalia, classificada com perímetro encefálico abaixo de 32 centímetros nos bebês nascidos no nono mês. Como o cérebro comanda nossa vida, e os nervos da audição e visão, se o cérebro não cresceu, não consegue desenvolver esses nervos, então, a pessoa pode nascer cega ou surda e com outras dificuldades, a depender do tipo de lesão que aconteceu. A lesão pode acontecer em qualquer trimestre da gravidez, o que vai classificar o grau dessa lesão, é a intensidade da época em que estava crescendo o nervo. Não é só a zika que causa microcefalia, existem outras doenças como a rubéola, citomegalovírus, álcool, drogas, medicamentos proibidos na gravidez, etc que também levam a isso.
Mitos: Existem muitos mitos, como a que a microcefalia foi causada pela vacina. Isso não é verdade, não há relacionamento algum quanto a isso. Os problemas neurológicos causados pela Zika não aconteceram somente no Brasil.
Zika e transmissão pela relação sexual: Foi comprovado que a Zika pode ser transmitida através do ato sexual. A recomendação médica é que, se seu esposo ou esposa tiver zika, não tenha relação sexual por um mês.
Diagnóstico da Zika: Já existem exames que comprovem que a pessoa tem zika. Entretanto, a doença não se manifesta em todas as pessoas que contraíram o vírus. A grande maioria das pessoas portadoras de Zika não tem o sintoma. Pode ter zika e não ter nada, ou apenas sentir um mal estar. E aí, não fica sabendo que teve.
Sobre o Dia D O evento foi aberto ao público. Houve mobilização nos três campi (Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga), com capacitação; mutirão para identificação de possíveis focos do mosquito; palestra; e caminhada nas dependências de cada campus para alertar a comunidade acadêmica e promover a conscientização. A UESB recebeu, ainda, a visita da equipe de controle e combate a Endemias, quando foi realizado vistoria e aplicação de larvicida, nas dependências da universidade.
Comentários