Enem X Ansiedade
Mais uma versão do Enem, e as ansiedades se repetem. São muitos os estudantes que não conseguem manter a calma nesta hora. Então, o que fazer? A psicóloga Elaine Dias explica pra gente.
Enem X Ansiedade
Mais uma versão do Enem, e as ansiedades se repetem. São muitos os estudantes que não conseguem manter a calma nesta hora. Então, o que fazer? A psicóloga Elaine Dias explica pra gente.
Muitos dos candidatos ficam ansiosos e aflitos no momento que antecede aos dias das provas. É comum ficar assim, cabe saber quando isso atrapalha, e o que fazer para minimizar a ansiedade pré-prova. Então seguem algumas dicas:
- - Às vésperas do ENEM, ou mesmo vestibular, não é recomendado mudar a rotina, com o uso de medicação que não seja prescrito por médico, por exemplo. Não deve ser ingerido alimento ou bebida diferente do habitual. Evite situações estressantes, pois nesse momento encontra-se mais sensível e vulnerável que o normal.
- - Procure manter a calma, tente relaxar ouvindo uma boa música, fazendo alongamento corporal, exercite a respiração diafragmática (prática de exercícios de respiração com longos períodos de expiração e inspiração), pois oxigenam o cérebro e estabilizam as suas funções sistêmicas.
- - Para não ter atraso, agora que existe o horário de verão, procure confirmar o horário do relógio e despertador para não se atrasar ao horário de Brasília.
- - Planeje tudo com antecedência e organize-se! Certifique-se, o local da prova e o trajeto a ser percorrido, organize a documentação e material a ser usado bem antes de sair de casa.
- - Felizmente as provas do ENEM são aplicadas à tarde, procure dormir bem à noite. Na hora da prova tente ficar o mais calmo possível, afinal se você chegou até aqui é porque tem potencial e capacidade para isso.
- - Concentração e foco nesse momento são imprescindíveis, independente da aprovação este é apenas um dos pré-requisitos para ingressar na faculdade. Boa sorte e sucesso a todos os candidatos do ENEM.
Qual a rotina ideal de estudo
O esperado é que o candidato tenha estudado com rotinas de horário, roteiros e métodos de estudo, alinhado com atividade física, alimentação adequada e equilibrada; tenha mantido boa qualidade de sono, adaptou o lazer aos seus horários e conseguiu controlar a ansiedade. Pode-se mensurar tamanho esforço e empenho da sua parte! Para o cérebro humano acumular conhecimento e aprendizagem são necessárias no mínimo duas horas seguidas de estudo diárias, ou seja, deixar para estudar ou ler o conteúdo cobrado das provas poucos dias que antecedem a prova não faz muito efeito, pois é indispensável tempo e dedicação para aprender e acumular conhecimento. O cérebro humano precisa ser estimulado para melhorar cada vez mais o seu desempenho.“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer." Aristóteles
Elaine Dias é Psicóloga da clínica Sonnar. Psicoterapeuta infantil, juvenil e de adultos; Terapeuta de comunidade terapêutica em dependência química; Técnica do CREAS de Itapetinga e realiza assessoria na área organizacional e da educação na Assessoria de Psicologia ConexãoPsi.
Comentários