Temperaturas Baixas
Esta semana será de muito frio em Vitória da Conquista, e é sempre bom relembrar os cuidados que devemos ter no inverno. Por isso, a penumologista Dra Vanessa Khouri dá algumas dicas para um inverno mais saudável.
As temperaturas voltam a cair em Vitória da Conquista. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a sensação térmica na manhã desta segunda chegou a 10°, e esta semana será de muito frio.
Por isso, vamos relembrar alguns cuidados que devemos ter neste inverno, com a pneumologista, Dra Vanessa Khouri:
Sonnar: Quais as doenças mais comuns do inverno?
Dra. Vanessa Khouri: Esta é uma época do ano em que todo mudo se preocupa muito com as doenças respiratórias e existe um aumento dos problemas infecciosos. Isso porque o inverno traz com ele aquela aglomeração: as pessoas tendem a fechar janelas, portas, a ficarem mais juntinhas... e as doenças infeciosas acabam se proliferando com mais facilidade. Esta época do ano, principalmente na nossa cidade, que tem uma mudança muito brusca de temperatura, e faz as quatro estações do ano num dia só, traz algumas descompensações nos pacientes alérgicos - portadores de rinite, asma – bronquite alérgica, portadores de enfisema pulmonar, aquele pacientes que já fumaram muito no passado e que tem um brônquio muito reativo, tem uma bronquite que se exacerba com facilidade - eles sofrem um pouquinho mais com essas mudanças bruscas.
Além disso, existe um aumento importante de infecções bacterianas e virais, como pneumonias, gripes e resfriados, que acabam se tornando um pouco mais comum que em outras épocas do ano. Isso porque essas infecções bacterianas acabam se aproveitando da queda da imunidade do sistema respiratório, por conta das quedas repentinas de temperatura.
Sonnar: E o que fazer para evitá-las?
Dra. Vanessa: O controle dessas doenças é multifatorial. Paciente com alergia precisa controlar o meio que vive e a sua doença. Precisa fazer uso do antialérgico, da medicação que controla a sua doença prescrita por seu médico e o seu acompanhamento regular com o especialista seja ele otorrino, pneumologista, ou dermatologista (para os que têm alergias de pele). Os pacientes que têm processos infecciosos também necessitam de cuidados.
Além do controle, algumas ações são úteis para evitar doenças:
- Aqueles métodos de higiene e respiratórios de não tossir, colocando a mão, de não tossir em cima de outra pessoa, de lavar sempre as mãos, de ter um álcool gel sempre à mão, isso também vale para qualquer época do ano e pra qualquer tipo de doença. Esses são hábitos de higiene, que devemos incluir em todas as nossas rotinas.
- Ventilação: O ideal é que o local de casa tenha sempre um meio de ventilação, com janelas abertas, ou algum outro meio de ventilação corrente. De preferência, uma ventilação natural, porque ventilador e ar condicionado trazem para o ambiente alguns probleminhas. Então, desde que seja uma ventilação natural, as pessoas podem ficar agarradinhas no sofá, comendo sua pipoquinha, tomando seu chocolate quente, por que não? Porque não tem nada mais gostoso do que isso, mas desde que a gente tenha uma circulação diária.
Leia mais Dicas de Inverno aqui também: /noticias/proteja-se-no-inverno
Dra Vanessa Khouri é Pneumologista, graduada pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina;
Atende na Unidade 3 Sonnar (Centro Médico Altamirando Costa Lima, 1º Andar), nas Terças (manhã e tarde) e Sextas (manhã).
Comentários