Gestante e Inverno
Qualquer pessoa deve se cuidar bastante no inverno, e a gestante deve redobrar o cuidado. Isso porque o sistema imunológico das futuras mamães funcionam de maneira diferente nesse período. O ginecologista e obstetra, Dr. Clodoaldo Cadete, citou dicas valiosas para que a saúde da gestante no inverno.
Gestante e Inverno Qualquer pessoa deve se cuidar bastante no inverno, e a gestante deve redobrar o cuidado. Isso porque o sistema imunológico das futuras mamães funcionam de maneira diferente nesse período. O ginecologista e obstetra, Dr. Clodoaldo Cadete, citou dicas valiosas para que a saúde da gestante no inverno. Frio, ar seco, poluição, juntamente com ambientes fechados e aglomerações de pessoas... são muitas as questões que podem desencadear as doenças características do inverno. Por isso, qualquer pessoa deve se cuidar bastante nesta estação, e a gestante deve redobrar o cuidado. Isso porque as grávidas demoram mais para se recuperar de um resfriado ou uma gripe, por exemplo, pois os hormônios e sistema imunológico das futuras mamães funcionam de maneira diferente nesse período. O ginecologista/obstetra e ultrassonografista, Clodoaldo Cadete, deu dicas valiosas para as gestantes nesta estação: O inverno traz algumas peculiaridades em termo de doenças, e se toda pessoa deve se cuidar, a gestante ainda mais. Ela deve ter alguns cuidados no inverno:
- Ao tirar do guarda-roupa as roupas de lã, de inverno, lembrar de fazer uma higiene mais exacerbada, porque se você se agasalhar sem limpar estes produtos pode causar rinites alérgicas, e outros problemas respiratórios, ou aumentá-los, devido à presença de micro-organismos, como ácaros, por exemplo. A gestante tem uma peculiaridade bastante importante, porque está com alterações metabólicas, coma alterações no seu organismo, e tende a ficar mais frágil, em relação à cura mais rápida dessas doenças.
- Como ela tem uma propensão a ter cãibras, por exemplo, e no inverno, pode aumentar, é importante que mantenha pernas e pés aquecidos. Isso pode ser com uma meia mais quente.
- A alimentação da mulher grávida no inverno deve ser praticamente sem o sal. Isso porque durante a estação fria há um aumento da pressão arterial, e consequentemente, se ela come sal, a pressão aumenta ainda mais e isso pode desencadear e levar a um aumento não só da pressão constante na gravidez, mas a uma pré-eclâmpsia que nada mais é do que um estado hipertensivo da gravidez.
- Os banhos não devem ser muito quentes e nem demorados, porque causa uma certa descamação da camada que protege a pele. Então ela não deve exagerar no tempo do banho nem no uso de sabonetes e buchas.
- Não esquecer também do filtro solar, mesmo que o dia esteja nublado e frio, ela deve se proteger dos raios solares, para evitar manchas da pele, como o melasma, muito comum na gravidez.
- A hidratação da pele é bastante importante. Se não gostar daqueles cremes, que parecem uma pasta, muito oleosa, elas podem fazer uso de cremes à base de água.
- E algo muito importante é que, se ela tiver alguma indisposição, ou se adoecer, não deve tomar qualquer medicação sem antes avisar ao seu obstetra, pois algumas medicações são extremamente nocivas, quando a mulher está grávida.
Mas, nem tudo é ruim no inverno. A gente tem que lembrar também das coisas boas. O inverno é uma estação bonita, romântica. Lembrar que o frio congrega que as pessoas fiquem juntas umas das outras. Há uma transpiração muito melhor. A grávida não fica muito agitada, porque não tem calor nesta fase e se ela tiver algum tipo de inchaço, como é pouco comum no inverno, ela deve tomar um cuidado maior ainda para medir a pressão para ver se se está alta. *Clodoaldo Cadete
Clodoaldo é Ginecologista/Obstetra e Ultrassonografista
- Graduado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública;
- Diretor Médico da Clínica Sonnar;
- Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB);
- Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia;
- Título de Ultrassonografia pela Associação Médica Brasileira e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia;
- Título de Histeroscopia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia;
- Coordenador da Intro – Escola de Ultrassonografia da Bahia;
- Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia.
Comentários