São João e Alimentação
Nutricionista da Sonnar, Renato Marques, quebra paradigmas de que comida típica da festa junina só engorda, e cita benefícios.
Sonnar: Quais os benefícios das comidas típicas do São João? Possuem fibras, nutrientes importantes para a saúde? etc.
Renato Marques: Toda Festa Junina deve contar com os pratos típicos, pois eles fazem parte da tradição desta importante festa da cultura popular brasileira. São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil. Podemos destacar que muitos cereais (milho, arroz, amendoim) estão na base de grande parte das receitas destas comidas. O coco também aparece em grande parte das receitas, principalmente dos doces. No inverno, o gasto calórico aumenta naturalmente. No frio, o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido. Por isso, o consumo aumenta em cerca de 300 calorias (kcal) por dia. “Às vezes, a pessoa se sente culpada por ter mais fome no inverno, mas isso é fisiológico”, aponta a especialista. Logo, algumas calorias a mais não implicam ganho de peso. Como o Milho praticamente domina o cardápio junino, vou começar falando os benefícios que ele traz! Rico em Vitaminas A, B, E, previne doenças cardíacas, controla a diabete, reduz a hipertensão, atua como anticancerígeno. O Milho contém muita fibra, que atuam de forma benéfica prevenindo doenças digestivas. É considerado um alimento multifuncional, e coringa na cozinha, por ser encontrado em receitas salgadas e doces, é super fácil adaptar nas receitas do dia a dia. Amendoim também é muito encontrado no menu das Festas Juninas, muitos doces e muitas receitinhas gostosas! É excelente fonte de energia, ajuda na redução da gordura abdominal, promove saciedade, retarda o envelhecimento, protege o coração, ajuda na prevenção do câncer, diminui a pressão arterial, rico em antioxidantes.
Sonnar: Quais as comidas típicas mais calóricas?
Renato Marques: O amendoim e o coco aparecem em muitos doces tradicionais, como o pé-de-moleque e a cocada. Os dois aparecem também na receita da canjica, dependendo de variações regionais. Ambos são ricos em gorduras vegetais. Por serem gordurosos, esses alimentos são mais calóricos que o milho e a mandioca. Um grama de gordura contém 9 kcal; nos carboidratos, há 4 kcal/g. Por isso, eles tendem a engordar mais, caso essas calorias não sejam gastas. No entanto, as gorduras vegetais não são tão perigosas quanto às animais para o sistema cardiovascular. Ao contrário, são até benéficas. Elas ajudam a aumentar a taxa de HDL, o chamado colesterol bom.
Renato Marques atende na Sonnar às Quartas (Tarde).
Mestrando em Ciência do Disporto e Saúde pela UTAD-Portugal;
Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade UNI CSU – São Paulo;
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNI FMU São Paulo; Graduado em Educação Física pela UNIV CATA SSA.
Comentários