Cuide da visão
No dia do oftalmologista alertamos para a saúde dos olhos
A oftalmologia é uma especialidade médica que investiga, estuda, diagnostica e trata as doenças relacionadas com os olhos, com a visão e estruturas afins, tais como: astigmatismo, ambliopia, catarata, degeneração macular, toxoplasmose e tumores oculares, pterígio, etc., além de identificar e corrigir erros de refração apresentados pelos olhos, sendo que este último trabalho também pode ser desenvolvido pelos optometristas.
Evolução da Oftalmologia
Embora os antigos egípcios já estudassem o órgão da visão a oftalmologia clínica começou realmente com os gregos, mais especificamente com Hipócrates e seus alunos estudando minuciosamente as doenças oculares, pois datam dessa época as primeiras descrições oculares.
Idade Média: conhecimentos rudimentares
? Séc. XVII progressos se aceleraram, a refração ocular é descoberta por Kepler, Descartes e Christoph Scheiner
- Em 1714 ? feito o primeiro cateterismo das vias lacrimais por Dominique Anel
- Em 1737 ? feita a primeira cirugia para corrigir o estrabismo por John Taylor
- Em 1750 ? primeiras descrições sobre deficiências visuais inclusive glaucoma
- Em 1767 ?descrições sobre a cegueira noturna
- Em 1794 ?descrições à cerca de cegueira para as cores
? Séc. XVIII: descobriu-se que o cristalino era a sede da catarata e ocorreram também outros progressos cirúrgicos.
Em 1801 ? descrições sobre o astigmatismo
Em 1803 ? primeiro curso formal de oftalmologia na Universidade de Göttingen
Em 1805 ? abertura da primeira clínica de olhos, com ênfase no ensino.
Em 1851 ? invenção do oftalmoscópio por Hermann Von Helmholtz
Em 1864 ? avanços ópticos obtidos por Frans Cornelis Donders, permitiram a criação de prescrições e adaptações de óculos para deficiências visuais específicas.
? Séc. XX: na primeira metade deste século surgiram as inovações no campo cirúrgico , como a criada por Jules Gonin, para corrigir descolamento de retina. Uma lâmpada que permite observações microscópicas do segmento anterior do olho foi inventada por Allvar Gullstrand e Alfred Vogt.
Os avanços na Oftalmologia não pararam por aí, pois após a segunda guerra mundial, surgiram novos métodos de exames como o eletrorretinograma , a ecografia, a tonografia eletrônica, a gonioscopia, que permitiam diagnósticos mais seguros e precisos. Criaram-se também os bancos de olhos, que auxiliaram na obtenção de córneas para transplantes e no final do séc. XX, através de técnicas microcirúrgicas obtiveram-se resultados mais satisfatórios em cirurgias mais complexas como a queratoplastia e a goniotomia.
Ainda temos progressos incrivelmente notáveis como os métodos de colocação de lentes acrílicas na córnea e as cirurgias corretivas que utilizam raios laser e ecografia.
O médico oftalmologista é capacitado para prescrever tratamento médico de todas as doenças oculares, correção para os problemas de visão e realizar cirurgias nos segmentos clínico e hospitalar, na rede pública ou privada.
Dependendo da sua especialização ele poderá também desenvolver seu trabalho em oftalmo-pediatria, plástica ocular, doenças das vias lacrimais e orbitrárias, estrabismo, cirurgia refrativa, oftalmo-acupuntura, ou dedicar-se à área acadêmica e pesquisas.
É importante que o oftalmologista alerte sempre o seu paciente, para a prevenção e detecção precoce de determinadas doenças oculares ou até do organismo, que tratadas oportunamente garantirão menores ou nenhum prejuízo futuro. O médico oftalmologista atento também poderá auxiliar o seu paciente quanto ao tratamento de outras patologias, quando necessário, como por exemplo problemas relacionados com hipertensão, indicando-lhe a procura de um endocrinologista, ou clínico geral.
Fonte: http://www.infoescola.com/medicina/oftalmologia/
Comentários