Dia das crianças
Saiba como escolher o presente que não coloca a criança em risco.
Antes de comprar um presente para os filhos ou outra criança, os adultos precisam tomar um cuidado fundamental: verificar se o produto está de acordo com a idade da criança. A coordenadora substituta da área da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Tatiana Coimbra, explica porquê esse cuidado é essencial para garantir a segurança dos pequenos: ”Principalmente para os bebês que estão levando brinquedos a boca, existem alguns materiais que são considerados tóxicos para os bebes e os brinquedos que tem peças pequenas, os bebes podem engolir. Então a gente precisa ter muito cuidado no momento de escolher os brinquedos.”
A servidora pública Renata Tavares toma bastante cuidado quando vai comprar presentes para os filhos. ”Como mãe eu gosto de levá-los a loja para que cada um escolha o seu presente. Eu tenho uma menininha de dois anos que quer brincar com pecinhas muito pequenininhas e eu não deixo, porque criança pequena realmente põe tudo na boca. Então além de agradar as crianças a gente tem que estar atento a isso né? ”
Além de ter certeza que o brinquedo escolhido é apropriado para a idade da criança, a coordenadora substituta da área da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Tatiana Coimbra, recomenda que os pais ofereçam presentes que incentivem os filhos a brincarem fora de casa: ”A bola, a bicicleta, o skate, reforçando a necessidade que a criança tem de pegar sol todos os dias, de brincar com outras crianças. Hoje os brinquedos acabam levando a um isolamento da criança. Então, a gente precisa também de preocupar com isso.”
A coordenadora substituta da área da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Tatiana Coimbra, lembra também aos pais sobre a importância do uso de equipamentos de segurança como capacetes, joelheiras e cotoveleiras, dependendo do tipo de brinquedo.
Fonte: Blog da Saúde
Comentários