Material Biológico
Sonnar destaca cuidados com a exposição de perfurocortantes em Capacitação
Material Biológico
Sonnar destaca em capacitação cuidados com a exposição do material biológico
A Sonnar, mais uma vez proporcionou um momento de capacitação na área de saúde, desta vez, tratando sobre os cuidados com A Exposição a Material Biológico. O treinamento foi ministrado pela enfermeira da clínica, Hérica Farias.
Materiais Biológicos são elementos fragmentados de tecido do corpo humano e que podem ser analisados. Entretanto, esses fluidos são potencialmente contaminados e correspondem às exposições mais comumente relatadas pelos profissionais de saúde. Segundo Hérica, os acidentes com material perfurocortante - em geral - são considerados extremamente perigosos por serem capazes de transmitir mais de 50 tipos de patógenos diferentes, e os mais frequentemente relatados são os vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e os das Hepatites B (HBV) e C (HCV).
É importante que cada empresa da área de saúde tenha bastante cautela, oferecendo aos colaboradores o máximo de cuidado e suporte com relação à exposição ao material biológico, seguindo os critérios da NR 32. Trata-se da Norma Regulamentadora com medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. “Os profissionais de saúde da Sonnar são totalmente treinados para manuseio com perfurocortantes e exposição a material biológico, através de capacitações frequentes. A Sonnar é uma empresa que visa à segurança do profissional e está adequada à NR 32”, cita a enfermeira da Sonnar. Além disso, a Sonnar possui o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), onde são realizados exames admissionais, periódicos e demissionais, mantendo assim ótimas condições de trabalho e preservando a saúde do trabalhador.
Hérica Farias cita ainda cuidados importantes quanto à exposição ao material biológico nas empresas de saúde:
- Atenção em cada procedimento realizado;
- Uso obrigatório de EPI's;
- Descarte dos perfurocortantes em caixa adequada;
- Ambiente de trabalho seguro e organizado;
- Agulhas não devem ser reencapadas, entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mãos, e sim desprezadas em caixa própria;
- Jamais utilizar os dedos como suporte de ajuda durante a realização de procedimentos;
- Sapatos fechados sempre;
- Os recipientes específicos para descarte de materiais não devem ser preenchidos acima do limite de 2/3 de sua capacidade total e devem ser colocados sempre próximos do local onde é realizado o procedimento, como já acontece na Sonnar;
- Caso haja acidente, iniciar as condutas adequadas logo após o ocorrido (cuidados com área exposta, lavagem com água e sabão da área exposta, avaliação do paciente, orientações, notificações com registro CAT/Sinan e realização dos controles médicos indicados, incluindo imunização).
Comentários