Menopausa precoce
Doença eleva o risco de osteoporose e de fratura óssea.
Menopausa precoce eleva o risco de osteoporose e de fratura óssea
A menopausa precoce é aquela que acontece antes dos 40 anos de idade, seja ela natural ou decorrente de alguma doença ou de alguma intervenção médica, como, por exemplo, a retirada dos ovários. Mulheres com menopausa precoce apresentam sintomas semelhantes àqueles da menopausa que ocorre após os 40 anos, como ondas de calor, alterações emocionais, secura vaginal e diminuição no desejo sexual, só que esses sintomas costumam ser mais intensos.
A menopausa precoce também pode causar um enfraquecimento mais rápido dos ossos do que a menopausa mais tardia. Isso aumenta o risco das mulheres com menopausa precoce desenvolverem osteoporose e sofrer fraturas.
Pesquisadores da Unidade de Osteoporose Clínica da Universidade de Lund, na Suécia, estudaram esse tema. Eles recrutaram 390 mulheres em 1977 com idade de 48 anos e as acompanharam por mais de 34 anos, avaliando a saúde óssea. Em 2012, aos 77 anos de idade, 198 daquelas mulheres foram avaliadas.
Além de levarem em conta a idade, índice de massa corporal, tabagismo, ingestão de cálcio, entre outros fatores, os cientistas descobriram que aquelas mulheres que apresentaram menopausa antes dos 48 anos (considerada precoce pelos autores) tiveram um aumento de 80% no risco de osteoporose, um aumento de 68% no risco de terem uma fratura óssea e, em função disso, um aumento de 59% no risco de morte naquele período.
As conclusões do estudo são claras: as alterações hormonais da menopausa, que causaram a redução da densidade mineral óssea e aumento da incidência de fraturas, levaram a um maior risco de morte. Entretanto, os autores alertam que outras doenças secundárias (chamadas comorbidades), comuns aos 77 anos, podem ter colaborado com esse risco aumentado.
Fonte: Firme Forte Osteoporose
Comentários