Mitos e Verdades
Conheça os mitos e as verdades que giram em torno do câncer de mama. Uma interpretação errada pode transformar uma crença em verdade e vice-versa.
Mitos e Verdades
Conheça os mitos e verdades que giram em torno do câncer de mama. Uma interpretação errada pode transformar uma crença em verdade e vice-versa.
Alguns estudos sugerem que a amamentação pode reduzir ligeiramente o risco de câncer de mama, especialmente se a amamentação é continuada por 1 ½ a 2 anos. Mas esta tem sido uma área difícil de estudo, especialmente em países como os Estados Unidos, onde a amamentação por longo período é incomum. Uma explicação para esta redução nos riscos pode ser relacionada ao fato de que a amamentação reduz o número total de ciclos menstruais (semelhante a iniciar períodos menstruais em uma idade mais tarde ou passar por menopausa precoce).
- Os implantes mamários interferem no diagnóstico do Câncer de Mama? MITOVários estudos mostraram que os implantes mamários não aumentam o risco de câncer de mama. Os implantes podem tornar mais difícil a avaliação do tecido mamário em mamografias padrão, mas através de projeções com deslocamento do implante podem ser usadas para examinar o tecido mamário de forma mais completa. Além disso, o uso da Ressonância Magnética e do ultrassom de mamas podem auxiliar no rastreamento de pacientes que possuem implantes.
- A atividade física protege contra o Câncer de Mama? VERDADECrescem as evidências de que a atividade física na forma de exercício reduz o risco de câncer de mama. A principal questão é quanto exercício é necessário. Em um estudo da Women's Health Initiative, nos EUA, mostrou que tão pouco quanto 1.25 a 2,5 horas por semana de caminhada rápida leva a redução do risco de uma mulher desenvolver câncer de mama em 18%. Andar 10 horas por semana reduz o risco um pouco mais.
- Sutiãs causam Câncer de Mama? MITORumores na internet e pelo menos um livro sugeriram que sutiãs causam câncer de mama por obstruir o fluxo de linfa das mamas e axilas. Não há qualquer base científica ou clínica para essa afirmação. As mulheres que não usam regularmente sutiãs são mais susceptíveis de serem mais magras ou ter seios menos densos, o que provavelmente contribui para qualquer diferença percebida para os riscos de apresentar câncer de mama.
- Consumir bebida alcoólica aumenta o risco de câncer de mama? VERDADEO consumo de álcool está claramente associado a um risco aumentado de desenvolver câncer de mama. O risco aumenta com a quantidade de álcool consumido. Em comparação com os não-bebedores, as mulheres que consomem uma bebida alcoólica por dia têm um aumento muito pequeno no risco. Aquelas que consomem 2 a 5 doses por dia tem cerca de 1 ½ vezes o risco de mulheres que não bebem álcool. O consumo excessivo de álcool também é conhecido por aumentar o risco de desenvolvimento de vários outros tipos de câncer.
- Desodorantes podem causar câncer de mama? MITOArtigos na imprensa e na Internet abordaram o tema, que é uma duvida frequente entre as mulheres. Pesquisadores do National Cancer Institute (NCI), nos EUA, não relataram qualquer evidência conclusiva ligando o uso de desodorantes axilares e subsequente desenvolvimento de câncer de mama.
Além disso, diversos e-mails circulando pela rede têm sugerido que os produtos químicos em desodorantes para as axilas são absorvidos através da pele, interferem com a circulação da linfa, gerando toxinas que atingem as mamas e, eventualmente, podem levar ao câncer de mama.
Existe muito pouca evidência para apoiar este rumor. Um pequeno estudo encontrou traços de parabenos (utilizados como conservantes em desodorantes e outros produtos), com ação fraca e semelhante à do estrogênio, em uma pequena amostra de tumores de mama. Mas este estudo não analisou se os tumores foram causados ??pelos parabenos. Por outro lado, um estudo maior não evidenciou aumento de câncer de mama em mulheres que usaram desodorantes e/ou raspado suas axilas.
Fonte: Instituto de Mastologia
Comentários